Tamanho da Fonte

 

Cinemateca promove primeira sessão Cinemática no Cinema do CIC

A partir de abril, a Cinemateca Catarinense dá início ao seu mais novo projeto em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC): a sessão Cinemática. Uma vez por mês, a sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) receberá sessões de filmes e debates com curadoria da entidade.

A primeira edição ocorrerá no dia 12 de abril, às 19h30, com curtas-metragens do cineasta e artista visual Luiz Roque, gaúcho radicado em São Paulo. Depois da projeção será promovido um debate mediado pela diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense, Cris Larissa Clasen, com as convidadas Lirous K'yo e Maria Zanela. A entrada é gratuita. Na ocasião, será assinado, o termo de cooperação entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Associação Cinemateca Catarinense, que prevê a cessão da sala de Cinema do CIC para os eventos
mensais.

Cinemática

O evento produzido pela Cinemateca Catarinense tem curadoria de Pedro MC e todos os meses contará com projeção de filmes com formatos diversos, entre curtas, longas e videoarte. Segundo o curador, os temas escolhidos são emergentes e "transbordantes", com a proposta de compartilhar com o público filmes que dialoguem com temas atuais. Estreias de filmes relacionados a Santa Catarina também estarão na programação.

Na primeira edição, serão exibidos os curtas "Heaven" (10 min, 2016), "S" (5 min, 2017), "O Novo Monumento" (6 min, 2013) e "Modern" (4 min, 2014), de Luiz Roque. "Heaven" foi realizado a convite da 32ª Bienal de São Paulo, e trata-se de uma ficção científica que traz a questão de transgênero na segunda metade do século XXI.

Luiz Roque é natural de Cachoeira do Sul (RS), mas vive e trabalha em São Paulo. Tem estudos em teoria e crítica de arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e já participou de diversas mostras, entre elas "Amor e Ódio a Lygia Clark" (Zacheta National Gallery, Varsóvia, 2013), "Medos Modernos" (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2014), "The Brancusi Effect" (Kunsthalle, Viena, 2014) e "The Violet Crab" (DRAF, Londres, 2015) e "A Mão Negativa" (EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, 2015). Foi convidado para a 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013) e para a 32ª Bienal de  São Paulo (2016) onde realizou, respectivamente, os filmes curtos de ficção científica "Ano Branco" e "Heaven".

Próximas edições

As próximas edições da Cinemática estão previstas para os dias 17 de maio, 14 de junho, 12 de julho, 16 de agosto, 13 de setembro, 18 de outubro, 15 de novembro e 13 de dezembro. A cada sessão será promovido debate com convidados.

O evento vai, ainda, lançar filmes exclusivos nas telas de Santa Catarina, como o premiado longa-metragem "Animal Político", que marca a estreia do cineasta pernambucano Tião; "Subybaya", de Leo Pyrata (MG), considerado pelo curador Cleber Eduardo do Festival de Cinema de Tiradentes como o filme mais provocativo de 2017; e "Pazúcus, a Ilha do Descarrego", do catarinense Gurcius Gewdner.

Em maio, a estreia prevista é do filme "Muito Romântico" do catarinense Gustavo Jahn, co-dirigido por Melissa Dullius. O título do longa-metragem de estreia do Duo Distruktur, residente em Berlim, remete à música homônima de Caetano Veloso e teve estreia na Berlinale 2016, passando pelos mais importantes festivais de cinema autoral do mundo.

Sessões especiais também farão parte da programação. Em julho, está previsto o ciclo "80 Backs, Sylvio!", em comemoração ao aniversário de 80 anos do catarinense Sylvio Back, com curadoria de Zeca Pires. Em outubro, tem a itinerância do festival de cinema experimental Dobra, produzido pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com curadoria da cineasta catarinense Rita Piffer.

Serviço:

O quê: Cinemática - 1ª edição
Quando: 12 de abril de 2017, às 19h30
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: cinemateca.sc@gmail.com / (48) 98866-6012 / (48) 3664-2650
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/196142204215542/

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source