Tamanho da Fonte

 

Lages e São Joaquim definem ações de desenvolvimento local

Duas Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) do Planalto Serrano - Lages e São Joaquim - debatem propostas para promover o desenvolvimento local nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento faz parte do Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais.

“Essa etapa é muito importante para o andamento do programa, pois apenas com o engajamento local e a participação da sociedade vamos conseguir mudar a realidade das regiões menos desenvolvidas no estado. Nosso foco é dinamizar a economia, respeitando as vocações dos territórios. Lages e São Joaquim, por exemplo, têm a agropecuária e o turismo como principais atividades econômicas, embora em termos de geração de emprego, o setor de serviço apresente relevância”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento Murilo Flores.

Os workshops reunirão representantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada com o objetivo de construir a agenda de desenvolvimento regional, principal ferramenta do programa, a partir dos eixos Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Gestão Pública.

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento vão apresentar o perfil sócioeconômico das ADRs de Lages e de São Joaquim, um retrato detalhado dessas regiões com análise de indicadores de população, desenvolvimento humano, educação, saúde, assistência social, segurança pública, atividades econômicas, mercado de trabalho e renda, geração de riqueza e características da infraestrutura. Os dados servirão de base para a discussão de propostas para a agenda de desenvolvimento regional.

As ADRs de Lages e São Joaquim apresentam semelhanças, como o forte êxodo rural com perda populacional na maioria dos municípios, estrutura produtiva voltada ao setor primário (agropecuária) e a maior parte das cidades dependente de atividades relacionadas à administração pública em termos de emprego e renda.

Sobre o Crescendo Juntos

Após o estudo de diversos indicadores de desenvolvimento, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento elaborou o mapa de elegibilidade que define as regiões de Santa Catarina em mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas. Essa classificação é resultado da associação de duas variáveis-chave capazes de medir o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do estado: renda domiciliar per capita média da população residente na região e Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Além disso, foram considerados dois indicadores complementares: evasão da população e a dinâmica do emprego formal.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região, será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

Os parceiros do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

>>> Acesse o perfil socioeconômico da ADR de Lages

>>> Acesse o perfil socioeconômico da ADR de São Joaquim 

Programação do workshop

8h – Credenciamento
8h30 - Abertura oficial
9h15 - Apresentação do Programa Crescendo Juntos
9h45 - Apresentação do Perfil Socioeconômico Regional
10h45 - Participação das instituições membros do Comitê Gestor do Programa Crescendo Juntos e demais parceiros
12h - Intervalo para almoço
13h30 - Apresentação da proposta de Agenda Regional de Desenvolvimento 
14h15 - Atividade de grupo - por eixo estratégico do Programa
16h15 – Plenária
17h15 - Constituição do Núcleo Executivo Regional
18h - Encerramento

Serviço

Workshop Lages
Quando: 10/11/16 (quinta-feira, das 8h30 às 18h)
Onde: UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense (Av. Castelo Branco, 170 - Bairro Universitário - Auditório da Incubadora Midi Lages)

Workshop São Joaquim
Quando: 11/11/16 (sexta-feira, das 8h30 às 18h)
Onde: Auditório da ADR de São Joaquim (Rua Getúlio Vargas, 8 – Centro São Joaquim)

Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/99186-9740

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source